Freelander Talk about the Land Rover Freelander within.

ARREFECIMENTO Land Rover Freelander 1 2.5 V6 ano 2004

Thread Tools

Search this Thread

Old Oct 8, 2021 | 03:10 PM
Thomaz Franco's Avatar
|
8th Gear
Default ARREFECIMENTO Land Rover Freelander 1 2.5 V6 ano 2004

Comprei este carro para um projeto 4x4 para viagens com a esposa... Nada muito radical, mas com bastante terra e lama!!! Quero colocar uma barraca de teto e poder sair em longas viagens.

Sempre gostei deste modelo da Freelander 1 pelo design, acho que é um gosto mais sentimental do que racional!!! Mesmo sabendo das dificuldades em peças e alguns problemas recorrentes com o arrefecimento!!!

O carro é 2004, mas está em boas condições, lata perfeito, mecânica muito boa, motor muito bom mesmo com 180.000 kms e sistema 4x4 muito bom.

Porém o conhecido problema do arrefecimento perdura!!! Alguns dizem que a Land Rover não tropicalizou este carro quando começou a trazer para o Brasil, visto que temos aqui um clima bastante quente...

O carro está passando por uma minuciosa revisão, não tem mais nenhum vazamento de água no sistema de arrefecimento e quando roda em baixa rotação sem muito esforço ele permanece sempre com a temperatura do sistema em condições normais. Porém quando se exige mais do motor; por exemplo pegando uma estrada mesmo sendo pavimentada, e rodando acima de 100, 120, por algum tempo, quando retornar e voltar a rodar em baixa velocidade com pouco esforço, ex: Sair de uma rodovia e entrar em uma cidade.... Ele aquece muito rápido, excedendo a pressão no sistema e com isso, joga toda a água pela tampa do reservatório!!!!!

Até agora já foi verificado se havia algum problema com junta do cabeçote ou mesmo com o motor, se poderia haver alguma trinca no bloco, mas está tudo ok e perfeito... Já foi trocado:

1- As mangueiras de todo o sistema de arrefecimento.

2- A válvula termostática e os sensores de calor.

3- O radiador do ar quente.

4- Os trocadores de calor do óleo do câmbio e óleo do motor.

As duas ventoinhas estão funcionando perfeitamente nos dois estágios.

Só não troquei até agora o radiador... OBS.: Tenho visto em alguns fóruns que ele pode estar parcialmente entupido, e quando rodo em baixo esforço a vazão é suficiente para resfriar o motor, mas quando coloco o motor em esforço maior pode não ter vazão suficiente para resfriar rápido, devido ao possível entupimento parcial do mesmo...

Ps.: Estou pensando agora em trocar o Radiador por um com capacidade maior de armazenamento de água.

O que estou vendo é mais espesso (total de 6cm), fabricado 100% em alumínio com tecnologia alemã nas colmeias, menos de meio centímetros por polegadas.

Reply
Old May 16, 2022 | 04:59 PM
Macfay's Avatar
4th Gear

Fala Thomaz, tudo bem?

Resolveu seu problema ou ainda tem duvidas, já passei por isso e sei por onde vaza a água e porque sobreaquece no seu reservatorio

Tenho alguns manuais que explicam sobre os problemas e como resolver varios deles.

Se precisar de ajuda, avisa

Um abraço

Reply
Old May 16, 2022 | 10:06 PM
Thomaz Franco's Avatar
|
8th Gear

Boa noite,

Ainda estou com problema no arrefecimento!!!!!!

meu e-mail é thomazfranco@hotmail.com

Reply
Old May 17, 2022 | 08:57 AM
Thomaz Franco's Avatar
|
8th Gear

Bom dia,

Ainda não consegui resolver o problema da minha Freelander 1!!!!!! Se puder me ajudar agreço muito....

​​​​​​​Abraço.

Reply
Old May 17, 2022 | 08:59 AM
Thomaz Franco's Avatar
|
8th Gear

Bom dia,

Ainda não consegui resolver o problema da minha Freelander 1!!!!!! Se puder me ajudar agreço muito....

Abraço.
​​​​​​​

Reply
Old May 17, 2022 | 10:42 PM
Thomaz Franco's Avatar
|
8th Gear

Não resolvi ainda!!!!!

Reply
Old May 18, 2022 | 09:29 AM
Macfay's Avatar
4th Gear

Esse carro tem um problema devido a ser V6, ele mantém ar no motor e enquanto não for retirado vai acontecer isso sempre.

Normalmente quando abre a tampa do reservatório quando ele está quente ou pressurizado, acaba só agravando o problema, é chato de resolver mas ao mesmo tempo simples.

Eu tenho o esquema que tem que ser feito, se tiver email me informe que eu envio pra você.

Inclusive tenho vários manuais de manutenção e informações sobre esse veiculo que fui coletando nos fóruns ingleses, consegui até o manual de manutenção e consertos que orientam os mecanicos das concessionarias a proceder

Em que local você se encontra, está no Brasil?

Reply
Old May 18, 2022 | 09:42 AM
Macfay's Avatar
4th Gear

Manda seu email, tenho as instruções pra resolver se for o que estou pensando

Deve ser ar no motor, ele fica armazenado dentro do bloco e tem um modo correto pra fazer a sangria, se não seguir ele volta sempre

E não abra a tampa com ele já aquecido ou pressurizado porque só agrava o problema.

Está no Brasil ou fora do país?

Reply
Old May 19, 2022 | 05:34 PM
Macfay's Avatar
4th Gear

Envia seu email que eu passo o manual e as instruções.

Acredito que seja ar preso dentro do bloco do motor

Você está no Brasil ou fora do pais?

Reply
Old May 20, 2022 | 08:44 AM
Thomaz Franco's Avatar
|
8th Gear

thomazfranco@hotmail.com

Reply

All times are GMT -5. The time now is 12:56 AM.